quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

La belle province




Num quiz de perífrases relacionadas com países, com 17 perguntas, em família, para testar os nossos conhecimentos ao nível de curiosidades, respondi mal a algumas como a que a seguir indico.

Pergunta:

Que região é designada por: La belle province?

Le Québec
La Côte d'Azur
La Réunion
Madagascar


Olhei e olhei para estas quatro opções e saltou-me à vista "Côte d'Azur" e, claro, triunfantemente, respondi: CÔTE D'AZUR, sem me preocupar se se trata ou não de uma província.

Mas, não. A resposta correcta era: Québec  

Vejam, no video, se não é uma coisa mesmo bela no que toca à Natureza. Talvez seja uma boa descoberta a fazer, in loco, em tempos próximos.

Fui ver donde lhe vem essa designação:



Descobri que foi adoptada para placas de matrículas, entre 1963 e 1977. "La belle province" é utilizada em nomes de restaurantes e Quebec é designada como tal mais no exterior do que propriamente na região.

Por outro lado, a divisa de Quebec é "Je me souviens": 

Em 1883, Eugène-Étienne Taché, Comissário Assistente nas Terras da Coroa no Québec e arquitecto dos edifícios do parlamento do Québec, mandou gravar a frase na pedra por baixo do brasão do Québec na porta de entrada do edifício.
A frase tornou-se imediatamente oficial, mas o brasão só foi adoptado em 1939.
Armoiries du Québec depuis 1939.

Trarei mais algumas perguntas cujas respostas falhei, ou andei lá perto.

============
Fonte do quiz:aqui
Placa de matrícula: aqui
Notas e imagens Internet
Video: Youtube

6 comentários:

  1. Pesquisei Québec profundamente há muito tempo,
    quando me deu para esmiuçar a vida de Celine Dion...
    É realmente um encanto, mas demasiado frio...
    Celine vive na Flórida.
    Beijinhos, Olinda.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  2. Também não sabia.
    As imagens do vídeo confirmam a beleza da província...
    Amiga Olinda, tem um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. bem interessante! fiquei a saber, então.

    o teu texto, Olinda remete-me para os "bons velhos tempos" dos "serões de província" - um privilégio revisitá-los. hoje

    beijo, amiga

    ResponderEliminar
  4. Maravilha. É mesmo a bela Província. Por esta altura do ano é um "pouco" fresca: uns -28º (á volta de...), mas a paisagem continua a ser linda.

    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  5. Ainda há muitos paraísos terrestres. Que saibamos preservá-los.
    Saberia responder só porque também fui professora de francês :)
    BJinho

    ResponderEliminar