sábado, 5 de maio de 2018

Respirar o amor, aspirando liberdade

O dia, hoje, convida à dança, aos cantares, à celebração da música, da natureza e do amor. Há lá coisa melhor para o coração do que o amor...e a liberdade! Isso, para referir também que este mês é dedicado a esse órgão essencial e um pouco misterioso por aquilo que costumamos atribuir-lhe, considerando-o autónomo na parte que diz respeito aos sentimentos e às nossas sensibilidades.

Já sabemos que ele, o coração, como máquina que é e embora perfeita ou por isso mesmo, agradece muitíssimo o exercício físico e a alimentação cuidada. 



Em relação ao exercício físico não vale dizermos que não temos tempo, pois em cima da nossa cama, por dez minutos diários, podemos fazer alongamentos e mexer as pernas e os braços. Também podemos fazer isso no chão em cima duma esteira ou toalha. E no nosso sofá! Enquanto vemos a novela, a série, o debate ou o que seja, podemos mexer os pés, as mãos, esticar as pernas, enfim, um sem número de movimentos que beneficiam o nosso corpo em geral. Sendo mais aventureiros, também a caminhada não será despicienda, antes pelo contrário. 

Quanto à alimentação todos sabemos do que se trata. Legumes, legumes e mais legumes, feitos das mais variadas maneiras entre elas saladas e sopas. E fruta, fruta e mais fruta. 

Li aquiLembre-se que uma alimentação equilibrada deve ser constituída maioritariamente por hidratos de carbono (até 65% do total de calorias ingeridas) e por quantidades menores de gordura e proteínas (cada uma não deve ultrapassar os 35% do total calórico diário).

Como em tudo, o importante é haver bom senso. Não iremos ao ponto de andar a pesar aquilo que comemos e calcular percentagens, mas sabendo o que sabemos lá chegaremos, conseguindo manter um peso ideal para que o nosso coração possa funcionar como merece.

Da minha lavra recomendo a dança. E quando? Sempre que possamos. Por mim andava na rua a dançar. Penso que há ou vai haver, por aí, um programa qualquer que convida a isso, não vos posso dizer de que se trata porque não tomei nota. Mas, não interessa. Podemos adoptá-la como parte dos nossos exercícios, em casa.

Dancemos, então, com Daniela Mercury:



Temperatura, hoje, a convidar a uma ida à praia ou a fazer um pique-nique. Isso ou outra actividade ao ar livre.

É só escolher. Desejo-vos um bom sábado.


Abraço.

====

Volto a este post para dizer que provei um pouco do remédio que vos receitei.
O lusco-fusco apanhou-nos ainda na praia e, aí, porque não comer alguma coisa e apreciar a noite amena e o ruído apaziguador das ondas?










Fotos nossas.

====

imagem daqui

7 comentários:

  1. Gosto de música mas para dançar, tenho dois pés esquerdos, estou sempre no tropeço...
    Abraço e bom fds

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas, Olinda! Há que cuidar da saúde.
    A dança é meu exercício de eleição e, se não houver programa, a casa e a música estão sempre à mão. Daniela Mercury é mesmo uma boa escolha.
    Beijinho e bom domingo.

    ResponderEliminar
  3. Bela Postagem repleta de bons conselhos, que cada um(a) terá de ajustar a si mesm@.
    A verdade é que a gente não sabe cuidar muito bem da sua própria saúde e isso é que é mau.
    Boa saúde.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  4. Acerto! No sábado, dia 5, mas apenas por jeito de calendário, devo ter feito uma boa dezena de quilómetros na Serra da Freita, ao entardecer, à conta da fotografia (que é a minha salutar batotice no que toca a actividade física...)
    Abraço.
    jorge

    ResponderEliminar
  5. O que eu aprendi aqui...
    Obrigada querida amiga.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. muito bem!

    fico gratificado por saber que Frei Tomás não mora aqui!
    também pratico a minha ginástica matinal. e por aí me fico...

    mas talvez um dia volte a dançar, sabe-se lá. rss

    abraço, amiga Olinda

    ResponderEliminar
  7. E que bonitas estão as fotos.

    ResponderEliminar